Cadastro de plano de contas

O cadastro de plano de contas consiste em diferenciar, dentro do sistema , os lançamentos financeiros por planos de contas.


Para melhor visualização clique na imagem

O cadastro de Plano de Contas contém os seguintes campos a serem preenchidos:

Código: É o código da condição de pagamento cadastrada que será controlado pelo sistema e relacionado nos cadastros dos títulos e registro financeiro. Este código é gerado automaticamente pelo sistema, mas também pode ser digitado manualmente pelo usuário, sendo que caso já possua o código digitado estará sendo carregadas as informações para edição.

Classificação: Informar a classificação para o plano de contas, ficando a critério do usuário informar a classificação desejada, e tem como objetivo estar ordenando a conta no plano de contas, exemplo: 

 1 ENTRADAS  (CONTA PAI - Sintético - Entrada - Crédito)

 1.1 ENTRADAS DE FRETES (CONTA PAI - Sintético - Entrada - Crédito)

 1.1.1 Fretes empresa X  (CONTA FILHO - Analítico - Entrada - Crédito)

 1.1.2 Fretes empresa Y (CONTA FILHO - Analítico - Entrada - Crédito)


escrição: Informar um nome para a conta que será identificada no plano de contas.

Conta Pai: A conta pai consiste em cadastro auxiliar podendo ser informado o código ou selecionando através da consulta F9.

Recebe lançamento: Informar se a conta irá receber lançamento ou não, quando Sintético esta conta não receberá lançamento, tornando-se uma conta PAI na qual poderá ser relacionada em outras contas que sejam contas Analíticas (que recebem lançamento)

Tipo lançamento: Informar se o lançamento será do tipo Entrada (Recebimento de valores) ou Saída (Pagamentos)

Tipo: Indicativo de classificação para aplicação em filtros em relatórios de balancete ou que solicitem a aplicação do tipo. Tem como objetivo poder visualizar sobre contas de diferentes funções no lançamento. 

Exemplo 1: - Lançamentos de Financiamentos podem ser classificados com tipo [Investimento], ao realizar a visualização do relatório podem ser apresentadas ou não junto das demais situações. 

Exemplo 2: -Lançamentos de transferências entre contas bancárias podem ser classificadas com tipo [Transferência] para não serem consideradas quando filtrados movimentos de Recebimentos ou Pagamentos.