Cadastro de entrada e saída

O cadastro de operação de Entrada e Saída consiste no cadastramento de operações fiscais realizadas no sistema DotTransporter.


Este cadastro contém os seguintes campos a serem preenchidos:

Código: É o código da operação cadastrada que será controlada pelo sistema e relacionado em todas as movimentações e transações fiscais do sistema. Este código é gerado pelo sistema, mas pode ser também digitado pelo usuário. Caso o código digitado possua cadastro, serão carregadas as informações para a edição.

Descrição: O campo de descrição deverá ser preenchido com o nome da operação que se deseja cadastrar, podendo ser "Compra de Mercadorias" por exemplo.

Natureza: Este campo consiste em identificar a Natureza da Operação do cadastro, sendo que ao informar o campo descrição e pressionar a tecla enter, o campo Natureza assumirá o valor do capo descrição, ficando a critério do usuário alterar o nome ou não.

Grupo: É o diferenciador do cadastro da operação, é através dele que o sistema irá identificar entre Devolução, Venda, Compra, Ajuste, Transferência, Outros, Produção, Brinde ou Remessa/Retorno. Ele consiste em cadastro auxiliar podendo ser digitado manualmente ou consultado através da tecla de consulta F9.

Grupo ICMS: O usuário deverá informar qual é o grupo do ICMS que a operação de cadastro pertence. Consiste em um cadastro auxiliar podendo ser digitado pelo usuário ou através da tecla de consulta F9.

Grupo IPI: O usuário deverá informar qual é o grupo do ICMS que a operação de cadastro pertence. Ele consiste em um cadastro auxiliar podendo ser digitado pelo usuário ou através da tecla de consulta F9.

Grupo PIS e COFINS: O usuário deverá informar qual é o grupo do PIS e COFINS que a operação de cadastro pertence. Consiste em um cadastro auxiliar podendo ser digitado pelo usuário ou através da tecla de consulta F9.

Mensagem Fiscal: O usuário deverá informar alguma mensagem fiscal para a operação. Consiste em um cadastro auxiliar podendo ser digitado pelo usuário ou através da tecla de consulta F9.

CONFIGURAÇÃO:


Configuração: A configuração consiste em informar ao sistema a configuração que a operação irá assumir. Não é obrigatório estes preenchimentos, ficando a critério do usuário informá-los ou não. Os campos são Bloqueia Estoque, Controla Estoque, Calcula Custo e Integra Financeiro.

Finalidade: A finalidade consiste em informar ao sistema qual é a finalidade que a operação de entrada e saída irá assumir. Se será Normal, Complementar, Ajuste ou Devolução.

Tipo: Ao clicar em uma das opções o sistema irá identificar o tipo da operação, se Entrada ou Saída. Esta opção é obrigatória, ficando a critério do usuário marcar uma das opções.

REGRAS CFOPs: Se houver a necessidade de cadastrar Regras de CFOP para a operação que está sendo cadastrada, basta clicar nesta opção "Regras de CFOPs".


Para que as regras do CFOP sejam inseridas no grid é necessário efetuar o cadastro das mesmas. Ao clicar com o botão direito do mouse aparecerão as informações necessárias para o cadastro das regras.

Cadastrar Valor : Esta é a opção do sistema usada para cadastrar o valor de cada CFOP. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o grid e clicar em Cadastrar Valor de CFOP, o sistema abrirá a tela [TRACA083] - Cadastro de Valores de CFOP.

Editar Valor : Esta é a opção do sistema usada para alterar os valores para da CFOP já cadastrado. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o grid e selecionar a opção Editar Valor de CFOP o sistema abrirá a tela [TRACA083] -Cadastro de Valores de CFOP com os dados preenchidos referente ao cadastro que se deseja alterar. Para finalizar deve-se clicar em Confirmar.

Excluir Valor : Esta é a opção do sistema usada para excluir do cadastro de operação o cadastro de valor de CFOP. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o grid e selecionar esta opção, o sistema mostrará a mensagem de confirmação.

Lembrando, dados demonstrados no video são fictícios, não preencher exatamente igual, consulte sua contabilidade.